DA PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE AO GREENWASHING: AUTONOMIA OU MANIPULAÇÃO NA DECISÃO DO CONSUMIDOR?
Abstract
Devido ao crescimento da preocupação ambiental em torno desenvolvimento sustentável, os consumidores estão cada vez mais conscientes acerca do que consumir. Com isso, o marketing verde vem crescendo a fim de atrair mais clientes para as suas empresas, porém, muitas vezes seus produtos não são tão ecológicos quanto afirmam ser em seus rótulos e por isso praticam o greenwashing. Este se trata uma estratégia de marketing que maquia os produtos, fazendo alusões ao consumidor de que se
trata de um produto ecologicamente correto. Portanto, tendo em vista o crescente agravamento das condições do meio ambiente e uma preocupação ambiental cada vez maior, o presente trabalho objetiva discutir e analisar se a economia verde trata-se de uma preocupação ambiental ou apenas de uma estratégia de marketing para atrair consumidores. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica com base em publicações referentes ao tema. Ademais, como principais resultados observou-se que a
cada dia que passa os consumidores se mostram mais preocupados com o que consomem, estão cada vez mais criteriosos em relação ao comportamento das empresas na questão da sustentabilidade e que o greenwashing, em sua maioria, influencia o consumidor de forma negativa.