AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS ESCOLARES A LUZ DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS
Abstract
Esta pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo tem como objetivo geral o levantamento de alguns dos principais conceitos geográficos; espaço geográfico, território e lugar, estabelecendo conexões com as relações interpessoais, recorrentes no ambiente escolar. Em uma perspectiva tradicional, presente na escola, verifica-se que esses conceitos são abordados de forma
desvinculada do contexto da sala de aula, e não se destaca que os mesmos estão presentes diariamente na realidade escolar. Investigando como ocorre a construção do significado de lugar, por meio das relações interpessoais, a luz dos conceitos geográficos, é possível verificar que o espaço é o reflexo e meio de reprodução, que propicia a formação de territórios que são
definidos por relações de poder, e concomitantemente, os sujeitos que se aglutinam, nesses diferentes territórios dentro da escola, constroem por meio das relações interpessoais um vínculo de lugar ou não lugar no ambiente escolar. Discutiremos, inicialmente, alguns dos principais conceitos geográficos enfocando, posteriormente, o conceito de lugar, para em sequência
estabelecer a conexão do mesmo com as relações interpessoais dos sujeitos.