SOFTWARE COLABORATIVO, COGNIÇÃO COMPARTILHADA E GERENCIAMENTO DE RISCOS DE DESASTRES

Authors

  • Frankleiton Levy de Sena ALVES
  • Geraldo Fernandes da SILVA JÚNIOR
  • Abraão Vitor Lopes DANTAS
  • Ricardo José Matos de CARVALHO
  • Emerson Moura de ALENCAR
  • Pitágoras José BINDÉ

Abstract

Este estudo originou-se do desastre ocorrido em junho/2014, no bairro de Mãe Luíza, em Natal-RN, Brasil, provocado por excesso de chuvas. Tal fenômeno desencadeou a destruição dos equipamentos de infraestrutura urbana e de casas, o desabrigamento de moradores e a interrupção de ruas. Constatou-se que a comunidade não havia recebido nenhum treinamento para (re-)agir diante dos riscos de desastres. A comunicação do risco de desastre chegou à comunidade tardiamente, agravando os riscos, as perdas materiais e o sofrimento humano, pois a população passou a agir de forma impulsiva, despreparada e descoordenada. Este trabalho descreve o procedimento adotado para o desenvolvimento de um aplicativo para o gerenciamento de riscos e desastres. Metodologicamente, foi adotada a abordagem da Ergonomia Participativa e Comunitária e do Design Colaborativo. O desenvolvimento do “app” (NOAH) conta com a participação da comunidade, dos agentes e voluntários no teste de
“usabilidade” do aplicativo, no “teste situado” (através de exercícios simulados), e nas respectivas validações. O “app” (NOAH), destinado a aparelhos celulares, contém recursos de texto, voz e imagem, dados, mapas e tutoriais. Pretende-se que o “app” (NOAH) sirva de ferramenta preventiva, para alertar, informar e orientar as comunidades a como atuarem em situações de riscos e desastres, minimizando, assim, as perdas e os danos decorrentes.

Published

2022-08-03

How to Cite

ALVES, F. L. de S. ., JÚNIOR, G. F. da S. ., DANTAS, A. V. L., CARVALHO, R. J. M. de ., ALENCAR, E. M. de ., & BINDÉ, P. J. . (2022). SOFTWARE COLABORATIVO, COGNIÇÃO COMPARTILHADA E GERENCIAMENTO DE RISCOS DE DESASTRES. Paisagens &Amp; Geografias, 5(1). Retrieved from https://paisagensegeografias.revistas.ufcg.edu.br/index.php/A1p7D/article/view/59

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