AS CONCEPÇÕES DE CAMPO/CIDADE E RURAL/URBANO NA PRÁTICA DOCENTE DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
O presente artigo se propõe a analisar as concepções de campo/cidade e rural/urbano a partir das perspectivas trabalhadas em uma sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Rede Pública Municipal de Campina Grande. Busca, também, esclarecer e ressignificar tais concepções, tornando-as categorias analíticas no ensino de Geografia. Diante disso e partindo
da compreensão da importância do ensino dessa disciplina para aprimorar o processo de leitura do mundo pela criança, realizamos uma pesquisa buscando entender como estes conceitos são trabalhados na dada sala de aula. A realização desse estudo sobre as concepções de campo/cidade e rural/urbano nesse contexto se constitui em uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como enfoque a análise de plano de aula e das atividades pedagógicas sobre esses conceitos, além da entrevista semiestruturada. O universo da pesquisa foi uma professora que atua na supracitada rede de ensino e desenvolve
atividades e práticas com crianças em uma turma de terceiro ano. Por fim, concluímos que tais conceitos ainda são trabalhados, com os alunos, de forma dualizada, confundindo, muitas vezes, cidade com urbano e campo com o rural, sem atentar, portanto, para o fato de que cidade e campo são formas geográficas, sendo que rural e urbano são os conteúdos que preenchem essas formas. Diante do exposto, acreditando numa educação geográfica transformadora, visamos, neste estudo, mostrar os embates existentes na educação, e como ela pode ser modificada para formar o aluno de modo que ele possa agir como sujeito ativo na
sua vida em sociedade.