O OLHAR DOS ESTUDANTES SOBRE A GEOGRAFIA ESCOLAR: “qual é a importância da Geografia em minha vida? ”

Autores/as

  • Denize Maria Leal Ramalho
  • Gustavo dos Santos Costa
  • Mateus da Silva Santiago
  • Sonia Maria Lira
  • Patrícia de Medeiros Marinho

Resumen

A chamada “Geografia Científica”, fortemente discutida e debatida nas mais variadas correntes epistemológicas, também teve significativas influências na geografia escolar, apresentando, em sua construção histórica, um amplo conjunto de metodologias aplicadas, dentro e fora das salas de aula, as quais fortaleciam os interesses das classes dominantes. Surge então, no âmbito do desenvolvimento dessa disciplina, a necessidade de se criar novas propostas de ensino utilizando inovações e criticidade
em sua prática pedagógica. Por isso, o presente trabalho propõe-se a analisar as relações existentes entre o processo de construção de conhecimentos geográficos, por parte dos discentes, enfocando o entendimento deles acerca da disciplina geográfica e sua importância no cotidiano, mas ampliando para a reflexão sobre as inter-relações socioespaciais existentes com espaços mais distantes. Para isso, buscamos também entender como tal disciplina foi se modificando ao longo do tempo; verificar quais os principais impasses do referido componente curricular, no que diz respeito às suas metodologias e
aceitação da mesma por parte do discente se propor novas práticas pedagógicas para o ensino de Geografia. Como encaminhamento metodológico usamos a pesquisa participante, visando assim, a interação entre os investigadores e os sujeitos envolvidos nas situações investigadas. O estudo foi desenvolvido por meio de atividades didáticas e das docências compartilhadas, realizadas pelos bolsistas PIBID, na turma do 9º ano, em uma escola situada no município de Campina Grande-PB. Os resultados demonstraram haver, inicialmente um desinteresse de grande parte dos discentes da turma pela
disciplina, mas no decorrer das atividades do PIBID, com a participação ativa dos estudantes nos planejamentos, discussões etc., foram identificadas diferenças notórias nas formas de perceber a disciplina, pois 100% da turma dos estudantes, envolvidos na referida pesquisa, passou a valorizar os conhecimentos geográficos.

Publicado

2022-05-25

Cómo citar

Ramalho, D. M. L. ., Costa, G. dos S. ., Santiago, M. da S. ., Lira, S. M. ., & Marinho, P. de M. . (2022). O OLHAR DOS ESTUDANTES SOBRE A GEOGRAFIA ESCOLAR: “qual é a importância da Geografia em minha vida? ”. Paisagens &Amp; Geografias, 2(1). Recuperado a partir de https://paisagensegeografias.revistas.ufcg.edu.br/index.php/A1p7D/article/view/21

Artículos más leídos del mismo autor/a