O OLHAR DOS ESTUDANTES SOBRE A GEOGRAFIA ESCOLAR: “qual é a importância da Geografia em minha vida? ”
Resumen
A chamada “Geografia Científica”, fortemente discutida e debatida nas mais variadas correntes epistemológicas, também teve significativas influências na geografia escolar, apresentando, em sua construção histórica, um amplo conjunto de metodologias aplicadas, dentro e fora das salas de aula, as quais fortaleciam os interesses das classes dominantes. Surge então, no âmbito do desenvolvimento dessa disciplina, a necessidade de se criar novas propostas de ensino utilizando inovações e criticidade
em sua prática pedagógica. Por isso, o presente trabalho propõe-se a analisar as relações existentes entre o processo de construção de conhecimentos geográficos, por parte dos discentes, enfocando o entendimento deles acerca da disciplina geográfica e sua importância no cotidiano, mas ampliando para a reflexão sobre as inter-relações socioespaciais existentes com espaços mais distantes. Para isso, buscamos também entender como tal disciplina foi se modificando ao longo do tempo; verificar quais os principais impasses do referido componente curricular, no que diz respeito às suas metodologias e
aceitação da mesma por parte do discente se propor novas práticas pedagógicas para o ensino de Geografia. Como encaminhamento metodológico usamos a pesquisa participante, visando assim, a interação entre os investigadores e os sujeitos envolvidos nas situações investigadas. O estudo foi desenvolvido por meio de atividades didáticas e das docências compartilhadas, realizadas pelos bolsistas PIBID, na turma do 9º ano, em uma escola situada no município de Campina Grande-PB. Os resultados demonstraram haver, inicialmente um desinteresse de grande parte dos discentes da turma pela
disciplina, mas no decorrer das atividades do PIBID, com a participação ativa dos estudantes nos planejamentos, discussões etc., foram identificadas diferenças notórias nas formas de perceber a disciplina, pois 100% da turma dos estudantes, envolvidos na referida pesquisa, passou a valorizar os conhecimentos geográficos.