MIGRAÇÃO E RETORNO

análise das geograficidades de sujeitos migrantes da comunidade rural Taboado de Baixo, Boqueirão – PB

Autores

  • DARCILEY DE OLIVEIRA UERJ

Palavras-chave:

Migração, retorno, Lugar, Geograficidade, Sujeito.

Resumo

O presente trabalho aborda a migração nordestina para o sudeste do Brasil, especificamente para a cidade do Rio de Janeiro – RJ. Tomando como exemplo parte da migração ocorrida na comunidade rural de Taboado de Baixo, Boqueirão – PB, entre os anos de 1950 a 2019. O texto visa analisar o contexto em que ocorreram estas migrações, a fim de compreender as geograficidades envolvidas neste fenômeno e as perspectivas para aqueles sujeitos. Foi utilizado para este trabalho, uma revisão bibliográfica sobre o processo de migração nordestina, entrevistas com residentes que foram migrantes para o Rio de Janeiro, RJ e percepções ambientais em torno do lugar de origem dos sujeitos.  Contudo, foi percebido que os migrantes tiveram as suas necessidades atendidas e que retornaram à terra natal por motivos de afetos positivos com a família e com os geossimbolos do lugar. Desta forma, a migração é entre tantos outros motivos, o desejo de apropriação do espaço, busca por novas oportunidades de trabalho remunerado, experiências de vida, como também, suprir necessidades financeiras e perspectivas de vida almejada para um determinado momento de vida.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo; Cortez, 2009.

ALVES, Eliseu; SOUSA, Geraldo da silva; MARRA, Renner. Êxodo e sua contribuição à Urbanização de 1950 a 2010. Revista Política Agrícola. Ano XX, nº 2 Abril/maio/jun de2011. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/910778/1/Exodoesuacontribuicao.pdf

BONNEMAISON, Joel. Viagem em Torno do Território. In: CORRÊA, Roberto Lobato;

DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Perspectiva; SP, 2015.

DELEUZE, Gilles, O que é filosofia?São Paulo: 34, 2010.

HOLZER. Werther. A Geografia Humanista: uma revisão. Espaço e Cultura, UERJ, RJ, edição comemorativa, p. 137-147, 1993-2008.

MACIEL, Caio Augusto Amorim. A Retórica da paisagem: um instrumento de interpretação geográfica. Espaço e Cultura, UERJ, RJ, n. 26, p. 32-48, Jul./Dez. 2009.

SAYAD, ABDELMALEK. O retorno: elemento constitutivo da condição do migrante. Travessia: revista do migrante. CEM. Ano XIII, número especial, janeiro/2000. Disponível em: file:///C:/Users/darciley/Downloads/SAYAD%20-%20revista%20travessia%20(1).PDF.

SCOTT, R. Parry. O retorno ao Nordeste: refugo, família e reprodução.

SOUSA, Thiago Romeu de. Lugar de origem, lugar de retorno: a construção dos territórios do migrantes na paraíba e são Paulo. Recife; UFPE, 2015.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar a perspectiva da experiência.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente.DlFEL; Difusão Editorial S. A, 1974. .

United Nations Human Rigtes. Disponivel em: https://www.ohchr.org/EN/Pages/Home.aspx acesso em: 09/11/2021

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

DE OLIVEIRA, D. (2024). MIGRAÇÃO E RETORNO: análise das geograficidades de sujeitos migrantes da comunidade rural Taboado de Baixo, Boqueirão – PB . Paisagens &Amp; Geografias, 6(2). Recuperado de https://paisagensegeografias.revistas.ufcg.edu.br/index.php/A1p7D/article/view/71