MILITARIZAÇÃO DA VIDA E DOS TERRITÓRIOS: INTERSECCIONALIZANDO AS CATEGORIAS RAÇA, CLASSE E GÊNERO PARA PENSAR OS CORPOS-TERRITÓRIOS DE MULHERES NEGRAS NO ESPAÇO URBANO

Autores

  • Gabriela Ângelo Pinto Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Corpo, Território, Espaço Urbano, Interseccionalidades, Favelas

Resumo

No âmbito das favelas, mas especificamente nas localizadas na cidade do Rio de Janeiro, as reivindicações e a luta por outro modelo de segurança pública e o repúdio a um processo intenso de militarização da vida e dos territórios se coloca como uma ampla e necessária frente de lutas, sobretudo para mulheres negras. Este artigo é resultado da pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF (Universidade Federal Fluminense) que teve como objetivo analisar os processos organizativos de mulheres do conjunto de favelas da Maré.

Referências

CRENSHAW, Kimberle. Documento para o Encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. (Revista Estudos Feministas, vol. 10, nº 1, 2002; pp. 171-187).

DAVES, Ângela. Mulheres, raça e classe. 1º edição, São Paulo, Boitempo, 2016.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e Sexismo na Cultura Brasileira. In: Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984, p 223-244.

HILL, Collins. COLLINS, Patrícia Hill. Pensamento Feminista Negro:conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Tradução Jamille Pinheiro Dias. 1ª edição. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.

OLIVEIRA, Denílson. Gestão racista e necropolítica do espaço urbano: apontamento teórico e político sobre o genocídio da juventude negra na cidade do Rio de Janeiro. Nova Iguaçu. Anais do Copene Sudeste, 2015.

PEREIRA, Edir Augusto. As Encruzilhadas das Territorialidades Ribeirinhas: Transformações no exercício espacial do poder em comunidades ribeirinhas da Amazônia Tocantina Paraense. Tese de doutorado apresentada no programa de pós-graduação em Geografia da UFF: Niterói, RJ, 2011.

VIANNA, Adriana E FARIAS Juliana. “A guerra das mães: dor e política em situações de violência institucional.” Cadernos Pagu (37), São Paulo, julho-dezembro de 2011:79-116

Downloads

Publicado

2023-03-13

Como Citar

Pinto, G. Ângelo. (2023). MILITARIZAÇÃO DA VIDA E DOS TERRITÓRIOS: INTERSECCIONALIZANDO AS CATEGORIAS RAÇA, CLASSE E GÊNERO PARA PENSAR OS CORPOS-TERRITÓRIOS DE MULHERES NEGRAS NO ESPAÇO URBANO. Paisagens &Amp; Geografias, 6(1). Recuperado de https://paisagensegeografias.revistas.ufcg.edu.br/index.php/A1p7D/article/view/78